ESPECIALIDADE PROFISSIONAL

Colegas terapeutas ocupacionais,

Eu não saberia definir uma data, mas faz alguns anos que venho discutindo com profissionais, RENETO, ABRATO, COFFITO e CREFITOs sobre a Especialidade de Terapia Ocupacional em Saúde Funcional.

Vejo com espanto o movimento de alguns Conselhos regionais contra a atuação do terapeuta ocupacional nesta área, mas o que mais me espanta é ver que o presidente do nosso Conselho Federal não nos defende em relação a este movimento, em uma área historicamente construída e socialmente estabelecida, atualmente a segunda maior área de atuação para o profissional. Alias, continuamos aguardando um posicionamento do COFFITO sobre o Acordão (acordao-terapia-ocupacional) que foi enviado a COFFITO pelo CREFITO8 em junho de 2015.

Apesar das ações realizadas a especialidade não foi ainda disciplinada, inclusive, apesar de reconhecida pela Resolução COFFITO 366 de 20 de maio de 2009, não aparece entre as especialidades reconhecidas no atual Sitio do Conselho (http://coffito.gov.br/nsite/?page_id=3390).

Particularmente não acho o termo “Saúde Funcional” muito adequado, acho até que possa descaracterizar nossa atuação, quando nossos objetos de atenção estão ligados as atividades humanas, ocupações e cotidianos. Sinceramente, apesar de trabalhar na área, não saberia dizer qual seria o melhor termo, penso inclusive, que não há consenso entre os terapeutas ocupacionais sobre este ou mesmo sobre a especialidade. Mas, acredito que o termo possa ser um dos grandes obstáculos para que a especialidade não tenha sido ainda disciplinada. Se é que realmente desejamos que essa especialidade seja disciplinada pelo atual sistema?

De qualquer forma, vivendo o hoje, penso que temos que entrar em consenso sobre o termo, para dar sequência as ações já realizadas. Só que esta continuidade deve ser desencadeada por quem nos representa, que são os próprios Conselhos de Classe, a RENETO e principalmente a ABRATO. Contudo, esta última carece muito de nossa participação, principalmente financeira, para que possa realmente se manifestar por nossas causas.

Devido ao fato de estar acompanhando as poucas discussões existentes atualmente, venho novamente fazer um enquete sobre o (s) termo(s) para a especialidade. Vou aproveitar desse blog, que nos últimos três anos teve mais de 170.000 visualizações, para levantar novamente e levar a discussão ao meu conselho de classe (CREFITO 8) e também para ACTOEP (regional da ABRATO). Solicito a todos os colegas que deixem sua opinião, sobre qual seria o termo mais adequado. Coloco algumas opções na enquete, mas ela permite que novos termos sejam apresentados.

Também acho importante comentar sobre a especialidade de “Terapia de Mão”, que apesar de não ser reconhecida pelo COFFITO, e, até o que sei, não ser exclusiva para terapeutas ocupacionais, é sem dúvida uma especialidade reconhecida, que atende uma demanda social e tem sistematicamente se desenvolvido tecnicamente. Logo, não é para o especialista em “Terapia de Mão” esta enquete, pois considero que ela está socialmente reconhecida.

Então, queridos colegas, novamente solicito a participação de todos e espero em breve anunciar aqui que a especialidade de Terapia Ocupacional em “???????” foi disciplinada.

Um grande e fraterno abraço a todos.

Renato Nickel

2683 – TO

About renatonickel

Terapeuta Ocupacional Professor Associado Departamento de Terapia Ocupacional - UFPR
This entry was posted in Terapia Ocupacional em Saúde Funcional. Bookmark the permalink.

4 Responses to ESPECIALIDADE PROFISSIONAL

  1. simone maria de bastos says:

    Prezado Renato
    Tenho uma página com 4100 seguidores Tem muitos estudantes e profissionais e outros não Terapeutas Ocupacionais. Se desejar posso postar a discussão e a visualização tem tido alcance de 60.000 pessoas. Aguardo
    Abraços saudosos

  2. antonio carlos pedro says:

    na europa ( espanha e portugal ) a funcão de terapia ocupacional esta submetida a ordem dos psicólogos
    no brasil,como é um pais anarquico,mal estruturado
    em portugal existe somente Ordem dos Medicos
    Nada de crm,sindicato dos medicos
    Desta forma a classe é mais unida

  3. renatonickel says:

    Simone,
    pode sim.
    Grande abraço.
    Renato

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s