Avaliações

O processo de intervenção em reabilitação neurológica é complexo e compreende pelo menos uma avaliação, definição de metas, estratégias para alcançá-las, intervenção, reavaliação, encaminhamento e/ou alta.

A avaliação a ser utilizada é dependente de aspectos como condição de saúde, da idade do usuário, contexto, entre outros.

Algumas vezes será possível encontrar avaliações válidas e confiáveis para aplicação, mas em muitos casos isso ainda não é possível.

Em nossa prática clínica utilizamos muitas avaliações específicas para funções corporais, níveis de dependência, satisfação e dificuldade para o desempenho em atividades e  participação social, análise do ambiente e mesmo para fatores pessoais.

Hoje, vejo a avaliação como um meio indissociável do processo de  intervenção. Contudo, também percebo o quanto é importante um olhar para o outro livre de pré conceitos. Um  olhar com vistas as potencialidades e não as deficiências, que permita o ser  e o fazer diferente, que tenha vistas a atividade fim, ao processo terapêutico, ao tempo próprio e a satisfação individual.

As escalas e avaliações mais utilizadas em nossa prática com adultos sequelados  por doenças neurológicas em enfermarias, ambulatórios e centros de reabilitação são: http://toneurologiaufpr.wordpress.com/category/as-avaliacoes/

About renatonickel

Terapeuta Ocupacional Professor Associado Departamento de Terapia Ocupacional - UFPR
This entry was posted in Avaliações. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s